Corpo São, Mente Sã

emagrecimento-hiit

Uma coisa que você precisa colocar na sua mente: cuidar do corpo é tão importante quanto cuidar da mente. Assim como no blog Bold and Determined, eu resolvi usar esse espaço para falar sobre saúde.

queima de 48 horas funcionaEu sempre fui gordinho. Desde criança até a adolescência eu fui gordo. Se você foi gordo na infância sabe quão duro é isso. As outras crianças tiram sarro, não chamam pra participar de brincadeiras de correr e nem colocam nos seus times.

Minha infância foi meio manchada por isso. Pode parecer bobeira hoje em dia, mas para uma criança de 7 a 13 anos isso não é. Sentir-se discriminado e deixado de lado é uma sensação muito ruim. Eu não podia brincar e ainda era alvo de zoação. Hoje em dia eu me encaixaria no perfil de uma criança que sofre bullying, mas naquela época ainda não usava-se essa terminação.

Isso tudo sem contar com a minha alimentação, que era um verdadeiro problema. Eu lembro que comia pacotes de biscoito de chocolate todos os dias acompanhados de achocolatado de caixinha. Na minha casa tinham caixas grandes desses biscoitos. Sem exageros, parecia que a gente revendia biscoitos. Isso não era nem um pouco saudável.

*Infelizmente eu não sei o nome dessa garota na foto.

O ponto da virada

Eu estava com 16 anos e não suportava mais as brincadeiras. Eu já estava chegando na fase adulta e aquilo não podia continuar. Eu poderia muito bem viver tirando sarro das brincadeiras que faziam, mas o problema era maior.

Lembro perfeitamente como se fosse hoje. Nessa época de adolescência, a galera fazia uns encontros em lugares escondidos no colégio pra rolar uns “amassos” haha Mas qual garota ia querer ficar com o gordinho? Até as garotas menos providas de beleza colocavam empecilhos.

Se as histórias do bullying e da falta de namorada ainda não lhe tocaram o coração, eu posso acrescentar que minha saúde estava indo de mal a pior.

Como eu comia muita porcaria eu estava colocando a minha saúde em risco. Junte uma alimentação ruim + falta de exercícios físicos e/ou prática de esportes. Era sinônimo de doenças como diabetes, problemas cardiovasculares e mais um monte de problemas que você já deve estar cansado de ver nos noticiários ligados à obesidade.

Resolvi entrar na academia. Comecei e treinar feito louco. Eu ia pra academia dia e noite. Sério! Eu passava umas 3h na academia todos os dias. Comecei a ler sobre treinos e dietas e os resultados começaram a aparecer. Com 17 anos eu tinha perdido mais de 25 kg e fiquei muito magro. Estava tão magro que as pessoas achavam que eu estava doente.

Esse da esquerda sou eu:

q48 vicente

Eu sabia que ficar magro demais também não era legal. Apesar de nessa época eu já ter realizado meu objetivo de emagrecer, eu queria melhorar meu físico. Com o emagrecimento que eu tive as pessoas começaram a me ver de outra forma. Quem me conhecia passou a admirar minha evolução e quem não me conhecia se espantava quando eu dizia que fui gordo por toda infância e adolescência.

Eu passei a ler sobre musculação, suplementos e comecei a pegar pesado nos treinos. Só assim conseguiria sair do estado magrão para um corpo legal.

Eu sofria com isso também, pois se eu me alimentasse para aumentar massa muscular eu engordava, já que tinha muita facilidade pra isso.

De qualquer forma comecei a me alimentar com uma dieta hipercalórica mas na medida certa e passei a frequentar assiduamente os fóruns do Orkut (faz tempo, ein!). Nessa época eu aprendi tanto que passei a ensinar também. Me tornei moderador da maior comunidade de musculação do Orkut. Pode parecer bobagem, mas eu fiquei muito feliz com isso pra falar a verdade.

Eu tinha passado de gordinho rejeitado para inspiração para outras pessoas. Achava isso sensacional. Então de lá pra cá eu já sabia muita coisa sobre emagrecimento e ganho de massa muscular e sempre ajudava os amigos quando pediam dicas sobre musculação.

Nessa tempo de adolescência até os dias atuais eu consegui manter bem o peso. Sempre treinava e mantive uma boa dieta. Acontece que alguns deslizes acontecem e eu acabei relaxando nos treinos e na alimentação.

O resultado vocês conferem nas fotos da esquerda:
emagrecimento vicente q48h

Daí eu pensei “não posso mais engordar, aquilo me traumatizou”. Foi aí que voltei a estudar sobre emagrecimento e conheci muitas coisas que não tinha naquela época de Orkut. Ou até existia, mas não era tão difundido assim.

Conheci um treinamento chamado HIIT que foi o que me salvou e me salva até hoje. HIIT significa High Intense Interval Training, que seria algo como treino intervalado de alta intensidade. Esse treinamento exige poucos minutos e tem uma intensidade muito alta. Esse treinamento me fez emagrecer novamente depois desse período obscuro de desleixo.

Com esse treino eu não preciso ir para academia se meu objetivo é emagrecer ou manter meu peso. Eu ainda treino com pesos, mas busco alternar o treino de pesos com o treino HIIT e isso tem trazido excelentes resultados. Se você ainda não conhece, vale a pena dar uma olhada.

E aí, pronto para começar a mudar seu corpo e sua história?