Como eu Comecei um Blog de Sucesso de 5 Dígitos

blog de sucesso

Trabalho com marketing digital há alguns anos e durante esse tempo fiz muitos testes para ver quais seriam as minhas chances de ganhar dinheiro com a internet, tanto como empregado quanto como o dono do meu próprio negócio. O que eu vou te contar neste texto é como foi o processo de criação do meu “blog de sucesso” que rendeu 5 dígitos. Nessa história eu vou apenas detalhar o processo de criação e dar algumas dicas para que você não fique perdido no início, ok? Então vamos lá.

A decisão de ganhar dinheiro com blogs

Você pode pular essa parte da história e ir ao próximo tópico, mas aconselho que não faça isso porque vai perder um ponto muito importante, que é a motivação para criar e ganhar dinheiro com um blog.

Durante o segundo semestre de 2014 a minha vida mudou bastante. Eu trabalhava em um escritório e tinha uma jornada de trabalho comum como a de muitos brasileiros, e por questões organizacionais da empresa passei a fazer o meu trabalho de casa mesmo, o famoso home office (futuramente posso fazer um texto pra falar sobre a experiência).

Da noite pro dia o meu custo com gasolina caiu, o tempo útil aumentou – afinal de contas eu não precisava mais me arrumar para o trabalho e muito menos pegar aquele trânsito da manhã e do final do dia –  e os gastos com alimentação também foram reduzidos, já que de vez em quando eu tinha que almoçar em restaurantes próximos ao trabalho.

A maior recompensa, no entanto, foi o tempo. Não que da noite pro dia eu tenha me transformado no ser humano mais produtivo do mundo, mas mesmo com a procrastinação percebi que o tempo extra propiciado pelo home office era uma oportunidade.

Pouco antes de dar adeus à rotina do escritório eu tinha começado a estudar sobre o mercado de afiliados, e isso me rendeu a seguinte ideia: “E se eu fizer blogs para vender os produtos de afiliado?”

Resolvi fazer o teste e comecei a criar blogs sobre assuntos variados, como emagrecimento e até mesmo maquiagem, e esse processo foi extremamente importante por dois motivos:

– Comecei a criar blogs cada vez mais rápido

– Tive que estudar MUITO SEO, que para quem não sabe, são técnicas de posicionamento orgânico de sites, ou seja, estratégias para fazer um site aparecer nas buscas sem precisar pagar por propagandas. Eu já tinha um bom conhecimento teórico e prático, mas melhorei bastante porque queria gerar mais vendas como afiliado.

No entanto, percebi que havia uma oportunidade que eu não estava aproveitando. Muitos dos clientes da empresa, que no caso eram alunos de um curso, me pediam dicas bem específicas de marketing digital e alguns gostavam tanto da minha ajuda que até falavam que eu deveria ter um curso.

Foi aí que eu notei que precisava de um curso e, consequentemente, de um blog para promovê-lo. Foi por conta desse blog, amigo(a), que gerei várias vendas para meus cursos e até mesmo como afiliado, alcançando os 5 digitos que te falei no começo.

Se você acha que criar um blog é coisa de outro mundo, vou te mostrar os passos que segui para concluir o início do projeto:

1. Definição de nicho

Eu poderia ter optado por criar um blog sobre marketing digital de modo geral, mas não o fiz. Entendo bastante sobre o assunto, mas meu foco de estudo é o SEO e percebi que muitas das dúvidas que chegavam até mim eram relacionadas ao tema.

Da mesma forma, sabia que trabalhar com nichos era muito mais vantajoso. Fiz isso com emagrecimento e maquiagem para vender os produtos de afiliados no passado e deu super certo.

O meu conselho para você é que o seu blog gire em torno de um nicho que você gosta. Maquiagem até me rendeu dinheiro, mas não era a minha praia (dá pra notar pela minha foto na sessão do autor do site), por isso não continuei.

Escolher um nicho apenas pela grana tende a ser uma furada. Primeiro porque você vai sentir MUITA dificuldade ao fazer pesquisas para criar conteúdos e para se conectar com o público.

E segundo porque depois de um certo ponto começa a ser um martírio. Pode até dar dinheiro, mas é sacal, e não adianta querer sair de um trabalho chato para ganhar a liberdade de trabalhar com a internet e cair em outra coisa sacal, né?

As pessoas de um nicho estão precisando de uma ajuda específica, e essa ajuda pode ser VOCÊ.

2. Escolhendo e comprando o domínio do seu site

O nome do seu blog deve seguir uma dessas três regras:

1- Ter o nome da sua empresa
2- Ter o nome da pessoa que passa autoridade ao negócio
3- Usar uma palavra-chave de destaque do segmento que você deseja atuar ou uma palavra/frase que passe a ideia do seu negócio para o público

O domínio do blog que usei para vender meus próprios cursos de SEO seguiu a regra Nº2, enquanto este segue a Nº3.

No blog antigo eu optei pelo meu nome porque queria ser reconhecido como especialista em SEO. Isso deu tão certo que Já fui convidado para palestras e até mesmo ministrei um workshop presencial em São Paulo.

Se a sua ideia é ser reconhecido como uma autoridade no setor, optar pelo seu nome é a melhor opção, mas em muitos casos vale a pena seguir a regra Nº3. Tudo depende da sua situação.

Eu uso o GoDaddy para comprar meus domínios. Vale citar que de vez em quando eles fazem umas promoções em que o primeiro ano do domínio fica bem barato. Com certeza é bom dar uma olhada.

3. O visual do seu blog

Muita gente erra nessa parte, então quero deixar uma coisa bem clara: seu blog não é pra ser bonito. Ele precisa ser agradável e organizado, ponto. Existem muitos temas gratuitos que se encaixam nesse perfil e, diferente do domínio, não há problema algum mudar o visual do blog no futuro caso ache necessário.

Tem muitos sites com temas gratuitos responsivos e com suporte através de fórum. Com uma simples pesquisa no Google você encontrará vários deles. Pagar por um tema logo no começo, na minha opinião, não é a melhor opção, principalmente para quem nunca fez nada relacionado a marketing digital ou vendas online.

4. Servidor e email marketing

Essa é uma parte que muita gente fica com dúvidas, então vamos por partes.

– Servidor

É preciso que o seu servidor seja, no mínimo, “ok”. Tudo que você quer é que ele não te deixe na mão fazendo com que o seu site fique lento ou até mesmo caia do nada. Atualmente eu uso o Digital Ocean, serviço americano de hospedagem na nuvem que até agora está sendo muito bom pra mim. Pra quem tá iniciando recomendo o plano mais básico, de apenas US$ 5 (algo em torno de R$ 20) mensais. Caso necessário você pode fazer o upgrade pro plano seguinte.

Há vários servidores no mercado, inclusive alguns que atuam aqui no Brasil, então cabe a você avaliar se prefere esse que eu estou indicando ou não.

Agora vamos ao email marketing.

Quem é de fora do mercado de marketing digital muitas vezes menospreza o email marketing, mas isso é um grande erro. Ok, eu até entendo porque as pessoas fazem isso.

Um monte de empresas não sabe trabalhar com email marketing e acabam transformando a nossa caixa de entrada em um verdadeiro festival de promoções que mais parece uma feira da fruta. A questão é que um bom planejamento de email marketing faz muita diferença pro seu blog, visto que é uma forma a mais que você tem para se comunicar com as pessoas mesmo quando elas não estão entrando em seu site.

Atualmente o serviço que eu uso para configurar minha estratégia de email marketing é o Active Campaign.

5. Conteúdo do blog e como monetizar em cima disso

Primeiro, há duas formas de monetizar, como eu disse anteriormente:

– Criando seu próprio produto: curso, e-book, enfim qualquer infoproduto ou até mesmo produtos físicos
– Sendo um afiliado

Tem gente que usa uma terceira forma, ganhando dinheiro através de propagandas em banners, mas eu boto mais fé nessas duas que te mostrei.

Agora não importa como o blog será monetizado, a dica para ganhar muitos visitantes é a mesma:

Faça uma ÓTIMA pesquisa de palavra-chave e não deixe de dar uma olhada para ver o que a concorrência está fazendo. Eu sei que minha dica é óbvia, mas não se preocupe. Se você não tem IDEIA de como fazer isso eu vou te explicar em detalhes, mas não aqui.

Gravei vários vídeos pro Youtube e acabei criando um curso grátis de SEO que te explica isso e muito mais. É só salvar nos favoritos ou começar a assistir agora mesmo.

– Encontrar um nicho que gosta
– Definir o domínio
– Aparência do blog
– Pesquisar um servidor e um serviço de email marketing
– Pesquisa e planejamento de conteúdos

Quero deixar claro que é melhor contratar os serviços depois de já ter feito todos os outros 4 passos, mas nada impede que você faça uma pesquisa sobre os planos, termine os 4 passos e, só depois disso, assine um plano.

E aí, ficou mais motivado pra começar o seu blog? Acredito que boa parte das suas dúvidas serão respondidas no curso de SEO no Youtube, mas qualquer coisa é só deixar um comentário.

A gente se vê no próximo texto, então é só curtir nossa página no Facebook pra saber se tem alguma novidade aqui no blog. Até mais!

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.