Por Que os Blogs Fracassam?

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Quem trabalha com marketing digital sabe que os blogs são os queridinhos da vez. Tem uma pequena ou média empresa? Precisa de um blog. É um profissional liberal ou autônomo? Tem que ter um blog pra expandir os negócios. O problema é que a internet está entupida de blogs que NÃO dão resultados e depois de algum tempo viram apenas páginas fantasmas.

Eu não tenho nenhuma solução mágica pra lhe apresentar, mas neste texto irei listar alguns dos problemas que podem levar um blog ao fracasso. Se você quer evitar seguir os passos da derrota online, sugiro que leia até o fim.

O principal motivo do fracasso de um blog

É completamente normal sentir-se apreensivo e animado antes de começar um projeto. Isso acontece com qualquer um, ou pelo menos com boa parte das pessoas. Também é normal, no entanto, sentir-se desmotivado quando as suas expectativas não são atingidas, e isso só vai piorando com o passar do tempo.

Trabalho com marketing digital há uns anos e já vi casos e casos assim. Nas agências, por exemplo, é relativamente comum encontrar clientes que reclamam que com 1, 2 ou 3 meses não estão enchendo os bolsos com a ajuda de um blog.

Se isso é desanimador para uma empresa que está apenas investindo dinheiro e deixando uma agência cuidar daquilo, imagina para um profissional que investe TEMPO e DINHEIRO nisso. Chega a ser frustrante.

Esse não é o único, mas é o principal motivo pelo qual milhões de blog simplesmente não dão certo. A desmotivação e, em seguida, a desistência. Nos próximos tópicos eu vou explicar em detalhes alguns dos passos que te levam ao caminho da derrota.

Personalização do blog

Você sabe o que o seu público quer, gosta e precisa, ou você ACHA que sabe? Muitas vezes nos guiamos por achismos e senso comum e acabamos errando feio, mesmo que a intenção tenha sido a melhor. Deixa eu te fazer uma pergunta importante:

Seu blog é para ajudar nos negócios ou para cultivar um hobby?

Se for para os negócios, tenha em mente que você precisa personaliza-lo para o consumidor em potencial, não para você.

Há quem ganhe dinheiro com um blog feito para cultivar seu próprio hobby, mas isso é assunto para outra conversa. O que eu quero que você entenda agora é que tudo no seu blog (ou site) precisa ser feito pensando no seu público, seja o layout ou os conteúdos.

Ao ignorar essa dica você estará colocando em risco as chances das pessoas se interessarem pelo blog.
Eu até já fiz um vídeo que ensina de maneira simples a fazer com que seus conteúdos apareçam no Google.

Quantidade de conteúdos

Quantidade não é qualidade, mas nem é sobre isso que vou falar. Só achei legal usar esse ditado porque também é uma verdade que deve ser lembrada.

Se você decidiu criar um blog é porque provavelmente optou pela utilização do marketing de conteúdo, correto? Pois bem, saiba que uma grande quantidade de conteúdos logo no começo de um blog pode causar um grande problema: gasto desnecessário de tempo e dinheiro.

Se você começou agora e tem apenas algumas centenas de seguidores, não espere que uma boa parcela deles pare para consumir TODOS os conteúdos produzidos naquelas “duas semanas” de início do blog.

O que provavelmente vai acontecer é que as pessoas irão consumir 1, 2 ou no máximo 3 conteúdos do seu blog por semana no começo, e só (Isso se os conteúdos estiverem muito bons).

Aí, meu caro, o que acontece é o seguinte:

Você vai investir tempo e dinheiro em um conteúdo que não será consumido ou compartilhado, ou seja, em algo que não vai trazer retorno. Com menos retorno você terá um crescimento mais lento, o que gera um desanimo. O desanimo acaba fazendo com que você se dedique cada vez menos, o que culmina em um ciclo vicioso da derrota online.

O conteúdo que não gerou resultados pode até ter potencial, mas o potencial não será aproveitado se o seu blog já tiver atingido o fracasso.

A dica que eu dou, sinceramente, é NÃO INVESTIR DE UMA VEZ SÓ em muitos conteúdos logo no começo. Comece devagar, mas com assiduidade. O dinheiro e tempo investido em conteúdos desnecessários pode ser revertido em divulgação, que definitivamente é algo que você irá precisar.

Assiduidade

Já parou para observar o que os produtores de conteúdo de sucesso têm em comum? Todos eles possuem uma certa frequência de postagens, ou seja, uma assiduidade. Alguns optam por postar 1 conteúdo por semana, outros 2, 3, ou às vezes até mesmo apenas 1 por mês.

O importante aqui é que eles estão mostrando para o público que existe uma RECORRÊNCIA. As pessoas sabem que a cada X dias haverá um novo conteúdo, e assim elas acabam voltando para consumir as novidades.

Para quem está começando aconselho um máximo de 3 conteúdos por semana, isso se você REALMENTE tiver condições para manter essa quantidade. 1 ou 2 conteúdos já está de bom tamanho.

A única exceção seria se você estivesse seguindo uma estratégia de marketing digital bem específica que lhe pedisse o contrário, mas como essa não é a situação mais comum irei continuar orientando que siga o conselho que dei acima.

Quem não tem assiduidade corre o risco de perder o público por conta da impaciência. Já pensou como é chato voltar várias vezes em dias diferentes a um blog e não ver nada novo? Pois é…

Divulgação não é apenas compartilhar

Como disse em outro tópico, o dinheiro e/ou tempo que você economizou com conteúdos desnecessários deve ser investido na divulgação, tanto no modelo básico, quanto de uma forma diferenciada…

Como assim?

Você está criando e mantendo uma lista de emails? E a presença nas redes sociais, como anda? Isso é o básico, e como algo BÁSICO, deve ser mantido, mas não é fazendo apenas isso que você conseguirá resultados.

A maneira mais eficaz de divulgação é ser divulgado por alguém que já tem uma audiência significativa. Sim, você precisa ser divulgado por outros blogs, canais de Youtube, veículos de comunicação…

Ok, você deve estar pensando que não dá pra fazer isso, mas pode ter fé que dá sim. A dica é até simples de ser seguida, então presta atenção:

Para não ser “só mais um” é preciso chamar a atenção, se destacar, e fica mais fácil de atingir esse objetivo utilizando a especificidade. O que é que você acha que desperta mais a curiosidade das pessoas?

A- Como emagrecer em uma semana
B- Como emagrecer em uma semana fazendo apenas exercícios de 7 minutos por dia

Esse foi um exemplo bem simples pra te mostrar o quanto a especificidade pode chamar a atenção para um conteúdo. Sabendo usar esse diferencial você não só conseguirá atrair mais pessoas nas redes sociais, como também conseguirá atrair a atenção de nichos específicos e de veículos que não se importam de divulgar conteúdos de terceiros para seus seguidores.

Vale lembrar que o ideal é que todo o seu blog gire em torno de algo específico. Meu primeiro blog de sucesso, por exemplo, fala apenas sobre SEO e assuntos relacionados ao tema, e não sobre marketing digital num contexto geral. Ele virou uma referência de SEO para outras pessoas e também é facilmente encontrado no Google. Foi por isso que ele deu certo e gerou muitas vendas.

Coloque na sua mente que divulgação não é apenas compartilhar links em redes sociais ou pagar para aparecer na primeira página. A divulgação começa quando você define qual será a imagem que seu blog irá passar.

Espero que estas dicas tenham lhe ajudado a entender a razão de muitos blogs falharem. Agora que você sabe os motivos, garanto que ficará bem mais fácil evita-los para ficar bem longe do caminho da derrota.

A nossa jornada por aqui está apenas começando. Clique aqui para curtir o Marketing Boss no Facebook e não perder nenhum passo dessa jornada.

Um abraço e até a próxima!

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