Uma Simples Matemática
Como Ter uma Receita de R$ 15.000 por Mês com Apenas 3 Clientes
Se você ainda não viu as lições anteriores, aqui estão os links:
Lição #1 - A Psicologia para Vendas Premium
Lição #2 - A Criação da Oferta Premium
Quando comecei a trabalhar com SEO, eu atendi algumas empresas cobrando menos de mil reais.
Nessa época eu fazia tudo.
Criava as pautas.
Criava o conteúdo.
Ajustava as páginas.
Otimizava as imagens.
Criava os links.
Divulgava os conteúdos.
Tudo isso por menos de 1.000 reais.
Nessa época eu já tinha blog e canal no YouTube e muita gente me procurava para aprender sobre SEO ou pra que eu fizesse pra eles.
Eu nunca gostei de atender clientes, pra ser sincero.
Eu trabalhava demais, era cobrado demais e não era bem remunerado. Parecia que eu era um empregado, ganhando um salário e com patrões me cobrando o tempo todo.
O problema é que o meu modelo de negócio não me dava tranquilidade, nem um faturamento interessante.
Pra eu ter um faturamento de R$ 10.000 precisava atender 10 clientes. Loucura isso. É inviável atender bem 10 clientes de SEO sozinho.
Eu poderia contratar uma ou duas pessoas pra me ajudarem, mas já seria um gasto considerável.
Eu precisava encontrar um modelo onde eu não precisasse fazer PARA o cliente, e sim fazer COM o cliente.
Esse conceito eu só vim descobrir depois de conhecer um modelo de negócio muito comum nos Estados Unidos.
Eu via pessoas atendendo 15 a 20 clientes sem stress e ganhando muito mais.
O que eles faziam então?
Saindo do Modelo "Mão na Massa" Para o Modelo "Estrategista"
Em toda empresa existe o nível estratégico, composto pelo fundador e diretores, e o nível operacional, composto pelos empregados e supervisores.

Qual dos dois níveis ganha mais, estratégico ou operacional?
A resposta é óbvia.
Mas se ser estrategista ganha mais, por que a maioria dos prestadores de serviço (consultores, coaches, profissionais liberais) vão pelo lado operacional?
Quando eu trabalhava fazendo tudo para o cliente, eu estava no nível operacional e, consequentemente, ganhava proporcional a isso.
A partir do momento que eu percebi que estava colocando a "mão na massa" e ganhando menos do que poderia, eu passei a procurar uma forma de ser mais valorizado e ter menos trabalho.
Atualmente, existem agências de marketing digital infladas com dezenas de funcionários porque não se atentaram a isso.
Essas agências estão gastando tempo e dinheiro fazendo o trabalho operacional ao invés do estratégico.
E é isso que a maioria dos profissionais está fazendo também.
Depois que eu fiz a mudança do operacional para o estratégico, eu passei a fazer vendas de maior valor e ter menos estresse.

Quando eu percebi isso, eu passei a fechar projetos para ser o estrategista da empresa responsável pelo tráfego, ao invés de ser conhecido como "o cara do SEO".
Hoje, eu tenho grupos de mentoria que eu acompanho semanalmente, durante 2 ou 3 horas. A gente se reune, eu dou as orientações e os clientes aplicam.
Ao invés de "fazer por eles", eu faço "com eles".
Isso me coloca no patamar estratégico e faz com que o cliente se comprometa com os resultados, ao invés da responsabilidade ser só minha.
Dessa forma, eu posso cobrar mais, já que estamos no nível estratégico, que envolve assuntos mais complexos, e ter uma receita de R$ 15.000 com 3 clientes, por exemplo.
Como agora eu assumo a posição de estrategista, os clientes não me ligam ou mandam mensagens pedindo pra eu "corrigir o texto do site" ou coisas desse tipo.
Quando você vai ao médico, ele que diz o que você deve fazer e não o contrário.
É a mesma coisa aqui. Antes eu era visto como um "funcionário", mas sem vínculo empregatício. Essa é a verdade.
Tudo é uma questão de como você se posiciona no mercado.
A maioria das pessoas vai ler isso e vai dizer "Mas o meu mercado nunca me pagaria isso. É impossível".
Primeiro, que isso é uma questão de mentalidade e eu falei disso na nossa primeira parte.
Segundo, que isso só acontece se você não sabe se posicionar no mercado.
Quando você aborda o cliente com a mensagem voltada para o operacional e não para a estratégia e para a transformação que ele terá, realmente ele nunca pagará um valor maior.
Veja esse exemplo: "Eu vou até o cliente e digo que vou gerenciar as redes sociais dele. Vou fazer 5 posts no Facebook e 3 posts no Instagram por dia."
Quanto você acha que ele me pagaria por isso?
Esse tipo de trabalho é facilmente substituível e ele pode pagar um estagiário pra fazer.
Antes que você pense "mas eu estudei pra isso e sei fazer do jeito certo, que vai dar resultados", não é isso que você está transmitindo na sua mensagem.
Por outro lado, se você vai ao cliente com o argumento de "Vou escalar as vendas da sua empresa usando as redes sociais e levar seu faturamento para outro nível, sendo capaz de triplicar seus resultados nos próximos meses", a reação é outra.
O empresário quer vendas e não curtidas e compartilhamentos.
E isso serve para qualquer mercado. No mercado fitness, as pessoas compram o "emagrecimento" e não a "academia".
No mercado de relacionamento, as pessoas compram a ideia de "famílias felizes e estáveis" e não "coach de casais".
É essa mudança eu ensino para meus clientes do programa avançado Consultor Elite 2.0 e foi isso que fiz para ter muito mais resultado com menos esforço.
Se isso faz sentido pra você, deixe seu comentário logo abaixo.
Um abraço e bora pra cima!