PARTE #2 DE 4:

Pare de Enriquecer o Mark Zuckerberg e Descubra Meu Processo Para Fazer Vendas Imediatas

(Clique aqui para ir para a parte #1)

Quando você abre um negócio, você precisa de divulgação pra ter sucesso.

Algumas pessoas pagam para aparecer na TV, outras preferem panfletagem, outras investem em outdoors ou cartazes pela cidade.

Na internet, as formas mais conhecidas para divulgar um negócio são:

  1. Pagar por anúncios nas redes sociais
  2. Criação de conteúdo em blogs

Criar conteúdo é interessante, mas requer muito investimento de tempo e de dinheiro e os resultados são a longo prazo.

É por isso que a maioria recorre a anúncios, mas aí mora um grande perigo.

Essas pessoas estão só enriquecendo o Mark Zuckerberg, sem lucrar quase nada em cima disso.

Acompanhe meu raciocínio.

Você investe R$ 2.000 em anúncios.

Consegue captar alguns emails e faz 10 vendas de R$ 50,00.

No final você deu R$ 2.000 pro Facebook e ele te retornou R$ 500,00.

Triste, não?!

Quer queira ou não, essa é a realidade da maior parte das empresas e profissionais que investem em anúncios.

Elas investem sem uma estratégia, sem um sistema.

Acreditam que basta colocar dinheiro em anúncios e as vendas vão acontecer.

Se fosse fácil assim todos estariam ricos né, meu amigo?!

Mas, como tudo na vida, existe uma solução pra isso.

Você precisa entender a sequência lógica para atrair pessoas (anunciar), coletar emails (reter), manter a atenção dessas pessoas e efetuar as vendas.

Parece simples, mas existe uma forma certa de fazer isso que a maioria das pessoas não está percebendo.

Agora eu vou compartilhar com você o meu sistema para coletar emails de pessoas interessadas no meu negócio, reter a atenção delas e fazer vendas imediatas.

Conheça os coletores automáticos de contatos

Para gerar vendas, você precisa de pessoas chegando até o seu negócio. Mas só isso não basta.

Conheço sites com milhares de visitas e que não geram quase nada de vendas.

Você também precisa reter as pessoas que chegam.

Preste bem atenção na palavra "reter", pois como já falei, cerca de 70% das pessoas que entram no seu site não voltam mais.

A melhor forma de reter esse tráfego que você recebe é através de coleta de emails das pessoas que chegam no seu site.

Hoje 90% do meu tráfego com publicidade é com intenção de captar emails. 10% é remarketing, mas aí já é outro papo.

Sabe quando as pessoas que têm canal no YouTube falam para você se inscrever?

Isso é justamente "reter" a sua atenção, pois pode ser que você só assista aquele vídeo e não volte nunca mais.

Quando a loja que você vai te dá um cartão fidelidade, isso nada mais é do que reter você para voltar mais vezes.

Reter a atenção é o "segredo" dos negócios de sucesso.

Hoje eu posso vários Coletores Automáticos de Contatos, como você pode ver abaixo:

Esse coletores estão ativos nesse exato momento, pegando emails das pessoas que acessam meus sites. Eles nada mais são do que pontos de contato onde as pessoas se cadastram.

Antes que você se assuste com a quantidade, eu preciso te avisar que você não precisa ter dezenas de pontos de contato.

Comece com um ou dois para não se perder.

Na medida que eles apresentarem bons resultados, você deixa no automático e vai criando novos se for preciso.

Veja um dos meus "coletores" em ação:

As pessoas veem o post, clicam, colocam seus emails e recebem o material.

Na sequência, eu crio mais um ponto de contato com ela. Dessa vez através do chat do Messenger.

Pra pessoa receber o ebook prometido, eu peço que ela clique em um link que abre o Messenger (chat do Facebook).

Lá eu entrego o ebook e começo uma sequência de engajamento.

Comece imediatamente a criar pontos de coleta de email e deixe tudo funcionando no automático.

Pessoa viu o anúncio > cadastrou o email > recebeu o ebook > recebe uma sequência de conteúdo + oferta.

Se você tem isso dominado, você está à frente da maioria dos concorrentes. Essa estrutura é o mínimo para começar a ter ganhos com segurança, previsibilidade e escala.

A sequência para vendas imediatas

Beleza! Você já coletou um monte de emails, e agora?

Muitas pessoas investem rios de dinheiro em anúncios no Facebook e não conseguem sequer recuperar o investimento.

Essas pessoas ficam frustradas e saem por aí falando que não funciona e que tudo isso é golpe.

Calma lá. Você precisa saber o que está fazendo.

Como falei, coletar emails de pessoas interessadas é fundamental, mas é só a primeira parte.

Você precisa gerar vendas imediatas para pagar todos os seus custos.

Se você investe R$ 1.000 em anúncios, é interessante recuperar esses R$ 1.000 rápido.

Existe um método para gerar vendas imediatas. Está bem abaixo:

Veja que este meu produto que ofereço logo de cara tem um valor muito baixo. Cerca de R$ 27.

Esse preço é estratégico, pois R$ 27 é um valor que as pessoas pagam sem pensar muito. Esses produtos são chamados de produtos de conveniência.

A ideia desses produtos é gerar um caixa rápido e pagar as contas, além de colocar as pessoas em modo comprador, de forma que facilite a compra de outros produtos novamente.

Não há nada de muito complexo.

Você precisa:

- Criar um ponto de coleta de emails
- Fazer uma oferta imediata na página de agradecimento
- Enviar uma sequência de emails oferecendo o produto, caso não tenham comprado.

Para gerar essas vendas imediatas a página seguinte ao cadastro deve fazer uma oferta forte, rápida e de um produto de valor baixo.

Dessa forma a pessoa fica muito propensa a comprar, pois você oferece uma solução muito boa por um preço muito pequeno.

Se a pessoa não comprar, você ainda tem mais algumas chances através dos emails que vai enviar.

Geralmente eu coloco 2 ou 3 emails para convencer a pessoa a comprar. Muitas vezes é preciso um "empurrãozinho" pra ela tomar uma decisão.

Esse simples funil me gera várias vendas durante o dia.

Se eu coloco 100 pessoas para dentro do funil, é esperado que em média 10 pessoas comprem.

10 pessoas pagando R$ 27 dá R$ 270. Já paga o investimento e sobra pra eu reinvestir.

Entenda que a ideia aqui não é ficar rico vendendo produtos de preço baixo. A ideia é pagar as contas, gerar caixa rápido e reinvestir. 

Como manter forte o maior ativo do seu
negócio digital: a atenção

A atenção é o maior ativo que um negócio digital pode ter.

Nós somos bombardeados de informação na internet todos os dias, o dia todo.

Se você não consegue a atenção das pessoas, suas vendas não acontecem e o seu negócio quebra. Essa é a verdade.

Muitas pessoas falam que conseguem gerar milhares de contatos através de anúncios, mas que poucos abrem seus emails e quase ninguém compra.

Eu mesmo não sou um fã de "curtidas" e "compartilhamentos". No final do mês nada disso paga a conta.

O que eu me importo é em ter uma pequena comunidade engajada para que comprem meus produtos e eu possa ajudá-los.

Conseguir leads com anúncios é até fácil. Você faz um anúncio no Facebook levando para uma página de captura de emails oferecendo um ebook e as pessoas irão se cadastrar.

Mas fazer essas pessoas darem atenção à sua mensagem é outra história.

O que eu recomendo é que você construa suas mensagens como uma séria da Netflix.

Sabe quando chega ao final do episódio e acontece algo que te deixa curioso para assistir o próximo?

Isso em inglês se chama "cliffhanger" e pode ser usado no seu negócio para manter a atenção do lead até o momento da sua oferta.

Sempre que finalizar um email, deixe um gancho para o próximo conteúdo.

Exemplo: No próximo email eu vou mostrar um método de 4 etapas que meus alunos estão usando para ganhar 5x mais dinheiro trabalhando 2x menos.

O ser humano é curioso.

Quando você prende a atenção dele para o próximo email, as chances dele abrir tudo que você enviar são muito maiores.

Dá só uma olhada na taxa de abertura dos meus emails por causa do bendito "cliffhanger".

Algumas pessoas falam que as taxas de abertura são pequenas, cerca de 5 a 10%...

Isso é porque elas não conhecem o poder dos ganchos para os próximos emails.

Se você não deixa a pessoa interessada e não causa o mínimo de interação é claro que ela não irá abrir seus emails.

A culpa não é do email, é de quem não sabe fazer.

Menos dor de cabeça, mais lucro

Um dos maiores problemas dos empreendedores é que eles temem os ganhos dos próximos meses.

Isso é um sentimento bem comum. Por isso alguns acabam desistindo e voltam a procurar emprego.

Mas há uma forma de minimizar esse risco.

Eu sempre fui um pouco conservador nos meus investimentos. Nunca tive coragem de fazer um investimento arriscado demais.

Por isso acabei desenvolvendo métodos para ter um fluxo de caixa saudável, investimentos em renda fixa e um caixa emergencial. Desde a época que trabalhava com carteira assinada eu faço isso.

A ideia de deixar meu futuro nas mãos de um patrão que poderia me demitir a qualquer momento não me deixava confortável.

No mundo dos negócios eu também tenho meu lado conservador.

Como nós, empreendedores, precisamos vender para fazer dinheiro, nada garante que os próximos meses serão de "vacas gordas".

Com crise, economia incerta e eleição conturbada, as vendas tendem a oscilar bastante em alguns mercados.

Algumas coisas irão fugir do seu controle. Isso você não pode mudar.

Porém, existe uma série de ações que são totalmente controláveis e você deve trabalhar nisso para garantir boas vendas nos próximos meses.

Quem me acompanha há bastante tempo sabe que eu comecei trabalhando exclusivamente com SEO, que é otimizar sites para o Google para atrair visitantes sem pagar por anúncios.

SEO é sensacional e me trouxe muito resultado, mas um dia eu li uma frase que falava "Você não tem um negócio se você não paga por tráfego".

Você já entendeu que eu ODEIO a ideia de deixar o meu futuro nas mãos de outra pessoa.

Então porque eu deixaria o meu negócio totalmente nas mãos do Google?

Quando você tem um negócio 100% baseado em tráfego orgânico, é muito arriscado, pois você não tem controle sobre isso.

Frequentemente o Google faz atualizações e derruba vários sites nas buscas. Me dá arrepios de pensar em perder vendas por conta disso.

Veja bem, não estou demonizando SEO nem cuspindo no prato que comi, até mesmo porque faço SEO até hoje, inclusive tenho cursos online e presencial sobre isso.

Mas a minha recomendação é que você diversifique o seu negócio para ter menos stress, mais segurança e mais dinheiro.

E quais fatores você pode controlar?

Eu falei que existem fatores que você pode (e deve) controlar para ter uma projeção das suas vendas nos próximos meses e nunca mais ficar arrancando cabelos sem saber se vai vender.

Vou citar cada um para você tomar nota.

Tráfego: Tráfego é o sangue do seu negócio. Sem tráfego, sem vendas. Hoje eu uso várias fontes de tráfego. Facebook, Instagram, Google e YouTube (além de podcasts e outras com menos intensidade).

Caso uma dessas fontes pare de dar resultados, eu tenho outra. Por isso eu digo para não depender apenas de uma mídia.

Já tem blog? Ótimo, agora comece a anunciar. Não tem blog, comece um. Tem canal no YouTube? Perfeito, agora faça anúncios para quem assiste seus vídeos.

Existem inúmeras possibilidades, mas o que você não pode é focar todos seus esforços em apenas uma fonte de tráfego. É suicídio para o seu negócio.

Lista de emails: Isso é responsável pela maior parte das vendas na internet. Se você consegue ter a atenção das pessoas que se cadastraram, você tem tudo.

Imagine mandar uma mensagem para 15.000 pessoas. É um estádio de futebol pequeno. Milhares de pessoas receberão sua mensagem e suas chances de vender aumentam exponencialmente.

A lista de emails é algo que você controla, pois é sua.

Mesmo que a sua ferramenta de disparo de emails pare de funcionar, você pode tirar sua lista de lá e contratar outra ferramenta imediatamente.

Múltiplas ofertas: Quando você tem apenas um produto para oferecer, você só tem poucas chances de vender para o seu público.

Quando você tem vários produtos, abordagens diferentes, ofertas diferentes, você consegue vender várias vezes para o mesmo público.

Suas chances de gerar lucros com a mesma audiência aumentam em pelo menos 5x.

Algumas pessoas que me acompanham compram todos meus treinamentos. Desde o curso de R$ 27, até o coaching de R$ 9.000.

Estes são pontos que você consegue controlar.

Se você tem múltiplas fontes de tráfego, nenhuma mídia irá derrubar o seu negócio.

Se você tem uma lista de emails engajada, você consegue vender quando quiser.

Se você tem várias ofertas, você consegue vender várias vezes para o mesmo público.

Definitivamente, o que você precisa não é de mais investimento em anúncios, criação de mais conteúdos ou ser famoso.

Você só precisa ser encontrado pelas pessoas certas, ter a atenção dessas pessoas e criar ofertas irresistíveis.

Bom, já falei demais. Até revelei coisas demais aqui hahaha

Mas seguinte...

Na próxima lição (olha o cliffhanger aqui) eu vou te mostrar como aumentar em até 8x seus ganhos sem precisar multiplicar seus investimentos.

Você vai descobrir como criar um sistema de emails capaz de transformar o seu negócio em um "caixa eletrônico pessoal".

Foi esse sistema que me gerou mais de R$ 100.000 com uma pequena lista de emails. Fica atento à sua caixa de entrada pra não perder nada. Isso vale ouro (literalmente).

Liberar a parte #3 agora.